No princípio dos anos 90 começou a chegar a Portugal uma outra tecnologia para usar nas aulas de ciências, os sistemas de aquisição de dados usando interfaces com sensores que permitiam trazer o computador para os laboratórios escolares de ciências e fazer recolha e tratamento de dados experimentais de forma automática.
Site actual da Philip Harris, uma das marcas existentes na altura:
http://www.philipharris.co.uk/webapp/wcs/stores/servlet/Homepage_72_10501_-1
Os sensores, como qualquer outra tecnologia, evoluíram em termos técnicos no hardware mas também nos softwares de gestão que adquiriram novas potencialidades e
interfaces mais amigáveis para o utilizador. Também os materiais de apoio para auxilío ao trabalho do professor e as sugestões de exploração para alunos se tornaram recursos abundantes na Internet.
Os sensores, como qualquer outra tecnologia, evoluíram em termos técnicos no hardware mas também nos softwares de gestão que adquiriram novas potencialidades e
Nos sites da Texas Instruments e da Vernier encontra-se quase tudo o que é necessário para usar os CBL 2™, os sensores distribuídos por aquela marca. Aqui ficam acessos directos aos sites e aos materiais respectivos:
http://education.ti.com/educationportal/sites/PORTUGAL/productDetail/pt_cbl_2.html
http://www.vernier.com/ e aqui http://www.vernier.com/legacy/cbl/easy.html um manual útil sobre utilização do CBL.
http://www.vernier.com/ e aqui http://www.vernier.com/legacy/cbl/easy.html um manual útil sobre utilização do CBL.
Para terminar, aproveito para deixar ainda mais algumas referências recentes que fui recolhendo sobre este tema:
- artigos:
http://www.rc.unesp.br/igce/pgem/downloads/artigos/bonafini/Bonafini_Ebrapem-2002.pdf
http://www.esev.ipv.pt/cn/Actas/artigo11.htm
http://www.rc.unesp.br/igce/pgem/downloads/artigos/bonafini/Bonafini_Ebrapem-2002.pdf
http://www.esev.ipv.pt/cn/Actas/artigo11.htm
- propostas de actividades:
http://www.ciencias-exp-no-sec.org/documentos/acompanhamento_porto_actividades_sensores.pdf
http://www.ciencias-exp-no-sec.org/documentos/acompanhamento_porto_actividades_sensores.pdf
Referência da imagem: http://education.ti.com/images/rightcolumn/products/datacollection/CBL_2_L.jpg
Sem comentários:
Enviar um comentário