segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Introdução

Este blog procura responder à proposta de construção de um portefólio individual no âmbito da disciplina de Integração Curricular das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), inserida no programa de Doutoramento em TIC e Educação da Universidade de Lisboa.
Nele vou procurar traçar uma trajectória de aprendizagem sobre esta temática, usando como orientação o meu próprio percurso pessoal e profissional. As aprendizagens realizadas durante este semestre de frequência desta disciplina de Integração Curricular permitiram-me sistematizar algumas experiências que fui vivendo e trazer para uma reflexão mais consciente alguns episódios e questões sobre a poblemática da integração das TIC na escola e no currículo. Esta reflexão tem em conta as múltiplas experiências vividas durante os 20 anos de carreira por um lado como professora de Física e Química nos ensinos básico e secundário mas também na Didáctica das Ciências da formação inicial de professores, em alguns momentos da formação contínua de professores em áreas envolvendo as TIC e a participação em alguns projectos de Ciência e de TIC. Durante estes anos tive a sorte (quase sempre) de não perder de vista esta temática e, em algumos momentos, pude viver de perto e ir acompanhando a sua evolução e os problemas do seu desenvolvimento.
É a história dos momentos mais marcantes dessa viagem que irei procurar relatar neste espaço, procurando, em simultâneo, ir fazendo a ponte com a actualidade.

Sem comentários: