quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

O Começo… a primeira vez que usei um computador com alunos

Estávamos em 1986 e eu era aluna da disciplina de Didáctica das Ciências da Licenciatura em Química – Ramo Educacional no Departamento de Educação da Faculdade de Ciências de Lisboa (FCUL). Nesse ano, o Cometa Halley fez-nos uma visita e, no âmbito das actividades da disciplina, decidimos, com a nossa professora, organizar uma sessão para que alguns alunos do ensino secundário pudessem vir à faculdade observar o cometa. Numa noite de Abril com algumas nuvens e um pouco de chuva, os alunos, organizados em grupo participaram numa sessão de observação do cometa, usando um telescópio instalado, para o efeito, num dos terraços da faculdade. Enquanto aguardavam a sua vez de subir ao terraço ou a melhoria das condições meteorológicas, realizavam um conjunto de outras actividades de ciência. A dinamização das actividades e o apoio aos alunos, competia-nos a nós, alunos do 4º ano da licenciatura.
Calhou-me dinamizar, com outro colega, a actividade “Programa de Computador" que consistia na exploração, pelos alunos, de um software de Física. Não me lembro já de que programa se tratava mas admito que tenha sido uma das primeiras simulações que conheci, que se gravavam numa simples disquete e corriam em MSDos, em computadores com apenas duas drives. Este momento foi também o meu baptismo como "professora".
Pouco antes disto tinha adquirido um computador Spetrum e dei voltas a tentar entender como o poderia usar. Nunca consegui ser muito produtiva nessa tarefa e rapidamente desisti porque entretanto apareceram outros mais modernos, os Amstrad 1512, que destronaram os velhinhos Spetrum.

Sem comentários: