quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

A experiência no Projecto MINERVA

Depois do começo nunca mais perdi de vista a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no trabalho com alunos.
Em 1990 fui trabalhar como professora destacada no Projecto MINERVA. Este projecto teve início em 1987 e foi a primeira iniciativa de âmbito nacional a surgir no nosso país com o objectivo de incentivar a integração das TIC na Educação (Ponte, 1994). Foi enquanto membro da equipa de professores destacados no Pólo do Departamento de Educação da FCUL que tive a oportunidade de alargar e aprofundar o meu percurso pessoal e profissional nas TIC. Foi um tempo rico de aprendizagens baseadas no trabalho em equipa, na construção e partilha entre professores de quase todas as áreas e níveis de ensino, incluindo investigadores do ensino superior.
Começaram também aí de forma consciente, em conjunto com outros colegas e na sequência do acompanhamento dos projectos das escolas, as minhas primeiras interrogações e reflexões acerca das possibilidades de integração na escola destas novas ferramentas.

Referências Bibliográficas:
Ponte, J. P. (1994). O projecto MINERVA: Introduzindo as NTI na educação em Portugal. Consultado em 7 de Setembro de 2007 através de
http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/docs-pt/94-Ponte(MINERVA-PT).doc

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