sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Num projecto "Ciência Viva"

Em 1997, fiz parte de uma equipa para o desenvolvimento de um projecto no âmbito de um concurso do Programa Ciência Viva com o título “Actividades de aprendizagem de Física, experimentais e de comunicação promotoras de pensamento crítico"
O projecto decorreu durante dois anos e envolveu professores e alunos de várias turmas de 2 escolas da Região de Lisboa. Este projecto tornou possível concretizar a instalação da Internet nos laboratórios de Física das duas escolas e permitiu colocar os alunos das várias turmas a realizar actividades experimentais e a comunicar e trocar saberes através da Internet, usando o email. Os dados recolhidos durante o projecto foram trabalhados na dissertação de mestrado de um dos nossos colegas da equipa: "A Internet como facilitadora do ensino experimental promotor do pensamento critico".
Nos dias de hoje, a componente de comunicação e partilha através da Internet tornou-se quase vulgar e existem programas específicos de incentivo à realização de projectos colaborativos entre escolas, até de países diferentes. O programa etwinning, uma iniciativa do programa eLearning da Comissão Europeia é disto um bom exemplo.
As plataformas LMS (Learning Management Systems) como o Moodle, hoje já disponíveis em muitas das nossas escolas, vieram tornar mais fácil e mais rica a realização de projectos desta natureza e uma variedade de outras actividades com TIC nas escolas.

Sem comentários: